No Sábado de manhã fomos com a avó F. passear a Campo de Ourique.
Já depois de uma volta pelas várias lojinhas de roupas de criança e já com uns sapatinhos para a B. comprados (missão cumprida!) e prontas para ir para o carro, de repente olho para uma montra que me chama a atenção. A montra tinha em destaque um livro que eu tinha quando era criança: o “Dicionário Infantil dos 3 Idiomas”. Assim que comecei a levantar o olhar para o resto da montra fiquei deslumbrada.
Era uma loja de artigos de 2ª mão e espalhados pela montra havia vários livros e objectos que me recordavam a infância: o livro do “Porquê” (que eu não tinha mas que me lembro de ler em casa de umas primas), um exemplar da “Anita na Escola” e o mais emocionante de todos um cavalinho de madeira.
Era o meu cavalinho de madeira! Igualzinho sem tirar nem pôr. Não hesitei em entrar de imediato na loja e fiquei maravilhada. Livros, postais antigos, rádios, telefones, ventoinhas, brinquedos. Tudo vintage e nostálgico. Amei!
Por uns segundos ainda pensei comprar o cavalinho de madeira para a B. mas ainda faltam uns bons aninhos para o poder apreciar e não temos espaço para tudo lá em casa.
Pedi para me avisarem se descobrissem um telefone antigo (mesmo antigo, daqueles altos).
Deixo umas linhas escritas pelos responsáveis da “Casa Pélys” e que estava no folheto que me entregaram:
(…) “Campo de Ourique tem um gabinete de curiosidades, onde moram a máquina fotográfica do avô, o bule da bisavó, a mala de mão da tia-avó, as bonecas e os livros de cozinha do tempo em que a mãe era menina, os carrinhos e os jogos do pai do seu tempo de criança e livro, dicionários, revistas e almanaques de toda a família. Nesta pequena casa, que durante décadas foi uma loja de fotografias, vai sentir-se no sótão da sua infância (….)”
Amei o pormenor da ilustração do livro da Anita na porta com a indicação do horário de almoço.
A “Casa Pélys – Books & Vintage” fica na Rua Tomás de Anunciação, 62 b-c, 1350-330 Lisboa. Horário: Terça a Sábado – 10:30 às 20:00
No final do passeio ainda fomos buscar umas fatias do “Melhor bolo de Chocolate do Mundo” para adoçar o fim de semana.
5 Comments
Ai adoro! Não conhecia mas estou cheia de vontade de passar por lá!
que loja gira!!
Sim, é um projecto muito interessante. Vale a pena ir espreitando.
We like it, too 🙂
Ai… tive um cavalinho exactamente igual ao que está na montra! Mil beijinhos por partilhares estas coisas tão boas!