E quem é que se lembra de brincar ao “pedra, papel, tesoura” ?
- Pedra ganha à tesoura (amassando-a ou quebrando-a).
- Tesoura ganha ao papel (cortando-o).
- Papel ganha à pedra (embrulhando-a). A pedra é simbolizada por um punho fechado; a tesoura, por dois dedos esticados; e o papel, pela mão aberta. Caso dois jogadores façam o mesmo gesto, ocorre um empate, e geralmente joga-se de novo até desempatar.
Em alguns países, substituem-se a pedra, a tesoura e o papel por outros símbolos. Por exemplo, na Índia usam-se “homem”, “arma” e “tigre”, sendo que o homem usa a arma, a arma mata o tigre, e o tigre mata o homem.
Segundo um investigador da Universidade de Londres, existe uma maneira de aumentar as hipóteses de ganhar este jogo: basta fechar os olhos. Segundo ele, o nosso cérebro não consegue resisitir à tentação de imitar os outros. Quando escolhemos pedra, papel ou tesoura, podemos ser influenciados por aqueles que estão nas proximidades. Assim, ao fechar os olhos, a escolha é feita antes do adversário. Os jogadores de olhos abertos farão o gesto cerca de 200 milissegundos depois, e serão influenciados.
Informação retirada da Wikipédia.
2 Comments
acreditas que estou sempre a ver essa brincadeira nos filmes e por aí e nunca tinha percebido como funcionava?!! Hoje já aprendi qualquer coisa…obrigada
Olá Krasiva ainda bem que este post foi útil 🙂